Clareamento Dental
O clareamento dental é um procedimento realizado para remover manchas do esmalte e da dentina, que é a parte mais amarelada do dente que fica sob o esmalte. Para entender por que os dentes perdem sua brancura, é importante saber que existem dois tipos de manchas: as externas, mais superficiais, e as internas.
As manchas superficiais estão no esmalte dos dentes, a camada externa, e geralmente são causadas por:
- Café, chá, vinho tinto e suco integral de uva, quando consumidos frequentemente
- Comidas e bebidas ácidas
- Alimentos altamente pigmentados, como cerejas, amora e açaí
- Tabagismo, que é prejudicial para a brancura dos dentes
- Acúmulo de tártaro, ou seja, muita placa bacteriana endurecida
Por outro lado, as manchas internas, chamadas de manchas intrínsecas, têm causas congênitas, sistêmicas ou genéticas, e não apenas a exposição prolongada da dentina a substâncias corantes.
O clareamento dental ocorre por meio da quebra de moléculas de pigmentos que mancham os dentes. A forma como é realizado depende dos tipos de manchas dentais, que podem variar entre:
Clareamento caseiro: Um dos tipos mais comuns de clareamento dental é o caseiro. Ele é feito com moldeiras feitas sob medida para os dentes do paciente e a aplicação de um gel clareador. Como o gel tem uma concentração menor de peróxido de carbamida, o tratamento pode levar até 3 semanas para ser concluído.
Clareamento profissional: O clareamento dental profissional é realizado no consultório onde acompanhamos a mudança de cor dos dentes. O procedimento é feito sem moldeiras e usa um gel clareador com uma concentração muito maior de peróxido de carbamida ou hidrogênio, podendo chegar a 40%. Isso acelera o branqueamento, mas pode causar maior sensibilidade nos dentes. Tanto o tratamento em casa quanto o de consultório podem irritar a gengiva, mas no consultório é aplicado um gel protetor antes do clareamento. A irritação também pode ocorrer no tratamento caseiro se o gel for usado incorretamente.
Diferentemente do tratamento caseiro, que pode levar até 3 semanas, o clareamento em consultório é feito em média em 3 sessões, mas o número pode variar dependendo de diversos fatores, como o grau de escurecimento dos dentes e a presença de manchas intrínsecas.